terça-feira, 31 de janeiro de 2012



“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço;” LC 6:38


Havia tempos atrás em minha cidade, um louco ou mendigo que à imprensa parecia profeta. Talvez por seus trajes e cajado, que trazia sempre à mão, ou por seu bordão repetido exaustivamente até hoje, anos e anos após sua morte.
Mesmo sem saber, ou de propósito mesmo, Gentileza nos legou uma forte mensagem cristã muito deturpada em nossos dias.
Ao afirmar que gentileza gera gentileza, ele nos fazia pensar em valores que hoje em dia estão cada vez mais desprezados.
Queremos tudo e ordenamos quem quer que seja a nos dar, até a Deus, esquecendo-nos de que de nada somos merecedores e que, por isso mesmo, somos carentes da graça de Deus e dos homens. Não importa se somos chefe ou patrão, ao pedirmos por favor reconhecemos no outro a graça que nele está e da qual somos carentes. O muito obrigado é a nossa declaração de que estamos dispostos a retribuir, a aquele que nos agraciou e a qualquer outro ser humano, com a mesma graça divina com a qual me vejo agora agraciado. Como é gratificante um sorriso e como é triste a vida de quem não consegue sorrir. Como é bom ouvir uma palavra terna, mas como há em nossos dias pessoas que não conhecem a ternura. Como é bom dar, pois só quem tem pode dar. Ser gentil e ter a gentileza em si mesmo e fazer dela seu modo de vida. Ser gentil é pedir o que não tem, não para si mas para abençoar outros.
Porque, como disse Jesus: é dando que recebemos! Exercitemos a gentileza dia a dia e, se não cansarmos desta estrada, a seu tempo veremos os frutos.
Gentileza gera gentileza, gera paz, gera alegria.
Gentileza é Deus em nós. Gentileza é amor.


Nenhum comentário: