quarta-feira, 14 de julho de 2010

PAZ NO VALE

A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. Isaías 11:7




Para muito os Clássicos da Musica Evangélica residem em Hinários e compilações sofisticadas mas, a música de hoje marcou, e de forma muito intensa, a vida de muitos de minha geração.

Não quero ser saudosista, mas lembrar este autor é uma forma de homenagear a todos os que hoje fazem música gospel para o louvor e a adoração ao Deus Eterno e Verdadeiro, sabendo que o verdadeiro louvor ultrapassa o tempo e o espaço.


Feliciano Amaral

Biografia

Feliciano Amaral nasceu na Cidade de Miradouro no estado de Minas Gerais.Filho de Júlio Augusto do Amaral e de Palmira Maria da Conceição, foi músico, sapateiro e cantor popular. Foi batizado em 7 de março de 1943, na Igreja Batista de Muriaé. Em 1947 casou-se com Elza Rocha do Amaral.

Já na cidade do Rio de Janeiro, estudou Teologia no Seminário Teológico Betel. Pastoreou várias igrejas inclusive a Primeira Igreja Batista da Pavuna, onde foi seminarista.

Começou as atividades como cantor evangélico em 1948.

Feliciano Amaral também está no Guiness Book como o cantor evangélico que está há mais tempo em atividade no mundo. No meio evangélico, depois de Feliciano Amaral atuando como cantores vieram Luiz de Carvalho (gravando o 1º LP evangélico em 1958, com a música “A graça de Jesus”), Edgar Martins (in memórian), Josué Barbosa Lira (in memórian), autor da canção “Só o Senhor é Deus”, dentre muitos outros pioneiros da música evangélica desta época.

Feliciano Amaral interpretou canções como: “Oração de Davi”, “Céu aberto”, “O mar”, “Ao meu Redor”, “Finda-se este Dia”,”O Rosto de Cristo”, “Rio Profundo”, “Sou Filho do Rei”, A Face Adorada”, “uma Flor Gloriosa”, “O Jardim de Oração” entre outras.

Em 2003 Feliciano Amaral recebeu um reconhecimento público, quando completou 83 anos, uma Moção de Aplausos e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi requisitada pelo deputado Aurélio Marques, como reconhecimento pela dedicação de Feliciano Amaral à obra de Deus e á música cristã.


Discografia
1948: sem título, sob número de série 35001 - LP em 78rpm, contendo 2 hinos do Cantor Cristão
A imagem de Deus
Céu Aberto
O Rouxinol do Sertão
Jesus Companheiro
O Amor de Deus
O Filho Pródigo
De valor em valor
Quisera sempre orar
À Sombra da Cruz
1961: Fica Conosco Senhor
O mar é criaçao do Senhor
1963: Rio Profundo
Saudade
À luz do seu amor
1967: Que Maravilha
20 anos de Bençãos á sombra da Cruz
Dá-me tua mão Pai
1973: O Eterno Fanal
1980: Deus Proverá
Oração De Davi
1982: Sou Feliz
Feliciano interpreta a Harpa Cristã
Ao Entardecer
Grande É O Senhor
1983: Desejo Ver Meu Rei
1985: Da Manjedoura ao Madeiro
1988: 40 anos de Bençãos á sombra da Cruz


PAZ NO VALE
Feliciano Amaral

Estou cansado e sem forças,
Porém tenho que avançar
Até que Deus me chame a seu lar
E ali tudo brilha e o cordeiro é a luz
Onde as noites são claras,
São claras sem par

Sei que algum dia no vale
Só haverá a paz
Só haverá paz no vale para mim eu sei
{Não haverá tristeza, nem perdas, nem lutas no vale}
Só haverá paz no vale para mim eu sei

Lá o urso é manso e o lobo também
O cordeiro e o leão se dão bem
Crianças conduzem as feras com amor
Onde a terra se encherá oh sim dessa paz
Sei que algum dia no vale
Só haverá a paz
Só haverá paz no vale para mim eu sei
{Não haverá tristeza, nem perdas, nem lutas no vale}
Só haverá paz no vale para mim eu sei


8 comentários:

Unknown disse...

Meu caro Senhor, Fiquei contente em encontrar aqui, tão boas e merecidas informações sobre o meu amigo pessoal, Pastor e cantor Feliciano Amaral, o qual tive o previlegio de hospeda-lo algumas vezes na minha residencia.

Gostaria no entanto de observar que faltou na sua apresentação as informações sobre a autoria da letra e da musica o que considero fundamental.

Essa musica que deve ter tido sua promeira gravação feita por Elvis Presley e seu inequecivel grupo musical, seguido por JD. Sumner, o maior Baixo profundo do mundo em todos os tempos, que acompanhou Elvis ate sua morte.

Daí, segiu-se uma serie quase incontaveis de gravações feitas por quatetos corais conjuntos solistas etc, sendo uma dezena delas aqui no Brasil, sendo uma das melhores letras (das que conheci ate agora) a do Saudoso cantor (Baixo Do tambem saudoso Quarteto preludio),Darcy Gonçalves de (Saudosa memoria.

No demais parabeniso-lhe pelas pela bela pagina aqui aprersentada sobre musica sacra.

Pastor Antonio França.

Cantor, pregador e escritor.
Meus contatos: (11) 8210.7178
E-mail - pr_franca@hormail.com

Anônimo disse...

Irmão Helielcio, gostei de seu Blog e também tenho interesse sobre a história dos hinos e músicas evangélicas, tenho alguns cds do Feliciano Amaral são todos bons. Vc poderia me informar quem é o Autor desta música "Paz no Vale"?
Janilson Vieira Sales (Itabuna-Bahia)

HINOLOGIA disse...

Conta-se a história que o Reverendo Thomas Dorsey viajava de Lousiana para Ciccinnati em 1939, o comboio que o seguia passou por um vale, Rev. Dorsey notou como os animais que estavam pastando pareciam em paz. Aquele cenário bucólico e tranquilo o inspirou a escrever Paz no Vale (Peace in the Valley).
Esta canção é um clássico da música evangélica mundial traduzida para mais de 100 idiomas.
fonte:tp://eduardoleandroalves.blogspot.com

Professora Silvia_Atrius disse...

Pastor

Queremos regravar este clássico, porém não estamos conseguindo a autorização da mesma. Poderia nos ajudar, se sabe onde e como conseguir este documento?

Cintia Listenbee disse...

Parabéns pelo blog!

Gil Edgar Fernandes Vargas disse...

que legal , gostei muito dessa publicação sobre o pastor feliciano amaral, tive o prazer de conhece-lo aqui em porto velho, pois sua filha, a délia amaral, é pastora da rede de jovens da minha igreja, que privilégio pra mim. Glória a Deus pela vida deste levita do Senhor. shalom

Wilma Rejane disse...


Graça e paz de Jesus,

Esse hino é muito lindo e o artigo está bem completo, parabéns!

Deus os abençoe.

Unknown disse...

A Paz do Senhor Jesus a todos, boa noite. Pastor França ou alguém aqui na rede sabem me informar o ano de lançamento do Hino Lindo Céu? Agradeço, amém!