quarta-feira, 30 de junho de 2010

SEU MARAVILHOSO OLHAR

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mt 19:26


John Willard Peterson (ver nr. 142) proporcionou centenas de hinos e dezenas de cantatas para as igrejas evangélicas ao redor do mundo por mais de três décadas. No Brasil, de Norte a Sul, ouve-se á sua música. De todas as cantatas de Peterson, Maior Amor, escrita em 1958, talvez seja a mais cantada no Brasil, deste gênio da música sacra que compôs sua música sempre lembrando as possibilidades e limitações dos musicistas das igrejas locais. A eternidade revelará o quanto sua vida tem tocado as vidas de pessoas no mundo inteiro.

No prefácio desta cantata, John Peterson escreveu o seguinte:

O maior e mais sublime elemento do universo é o amor. O acontecimento principal da história humana é o Calvário, onde o Maior Amor de Deus pela humanidade foi profundamente expresso na morte vicária do Seu Filho Unigênito, (...). Lançamos esta obra pedindo a Deus que ela seja instrumento de luz e vida para corações endurecidos pelo pecado. Para que cristãos que a cantem ou a ouçam sejam, novamente, cheios de gratidão a Deus pelo Calvário, levados a oferecer suas ofertas de gratidão e louvor a ele que “nos amou e se deu a si mesmo por nós”.

Na cantata, logo depois da cena da morte de Cristo na Cruz, e o canto do coro “Não há maior amor que o Salvador na cruz”, um contralto ou coro feminino e coro misto cantam este hino comovente e muito cantável.

A tradução desta cantata foi feita no ano de 1968 por Joan Larie Sutton, Irmagard Rehn e Helena de Morais Teixeira, como parte da disciplina Arranjos e Composição ensinada por Joan no seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Este hino faz parte desta cantata “Maior Amor”.

Nascimento: 01 de novembro de 1921, Lindsborg, Kansas.

Falecimento: 20 de setembro, 2006.

Sueco, Peterson perdeu o pai aos quatro anos, e veio a Cristo aos 12 anos. Ele mostrou um dom musical muito cedo, escrevendo sua primeira canção, ainda no último ano do ensino médio. Na Segunda Guerra Mundial, ele serviu no Army Air Corps, voando a rota de abastecimento do Himalaia na China. Após a guerra, ele participou Moody Bible Institute e da American Conservatory of Music, em Chicago, Illinois (graduado em 1953). Em 1954, ele foi trabalhar para a música Singspiration Companhia em Montrose, Pennsylvania. Quando Zondervan Publishing House Singspiration a comprou em 1963, Peterson se mudou para Grand Rapids, Michigan, onde atuou como presidente e editor-chefe por mais de uma década. Mais tarde, atuou no conselho de Vida Familiar Radio Network, em Tucson, Arizona. Ele foi internado no Gospel Music Hall of Fame em 1986.

http://www.cyberhymnal.org/bio/p/e/t/peterson_jw.htm

Bibliografia: Peterson, John Willard, Maior Amor, Rio de janeiro, JUERP, 1958, Prefácio.


1. Vivi tão longe do Senhor,
Assim eu quis andar,
Até que eu encontrei o amor
Em Seu bondoso olhar.

CORO: Seu maravilhoso olhar!
Seu maravilhoso olhar!
Transformou meu ser todo o meu viver
Seu maravilhoso olhar!

2. Seu corpo vi na rude cruz,
Sofrendo ali por mim,
E ouvi a voz do meu Jesus:
"Por ti morri assim."

3. Em contrição então voltei
À fonte deste amor.
Perdão e paz em Cristo achei;
Pertenço ao Salvador!



2 comentários:

Tatiana Lorenz disse...

Parabéns pelo post, mto inteligente e lógico que Jesus com seu maravilhoso olhar possa continuar te inspirando.Parabéns!

Elisângela Esperdiao disse...

parabéns pelo blog!! post muito lindo abraçosss
www.williansamueloautista.blogspot.com
e
www.soucristaoesirvoajesus.blogspot.com