quarta-feira, 16 de junho de 2010

AMPARO DIVINO



"... tu me sustentaste pela minha mão direita."Sl 73:23



HISTÓRIA

A descrição da maneira como surgiu a inspiração deste hino, em 1879, não pode ser melhor do que nas próprias palavras da sua autora, a incomparável poeta e hinista que perdeu a visão com apenas seis semanas de vida, Fanny Crosby:

"Por um bom período de tempo, antes de eu escrever este hino, tudo parecia triste prá mim. Na realidade, foi um experiência fora do comum, porque eu sempre fui uma pessoa feliz e contente. E assim, na minha fraqueza humana, eu clamei em oração: "Querido Senhor, segura a minha mão". Quase que instantaneamente, a mais doce paz, proveniente de uma perfeita convicção, voltou ao meu coração e minha gratidão por esta prova de que minha oração foi respondida, brotou naturalmente como um cântico nas linhas deste hino."

AUTORA

Fanny Crosby

Frances Jane Crosby (1820-1915)

"E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei." (Isaías 42:16)

Frances Jane Crosby, filha de John e Mercy Crosby, nasceu em Southeast, Putnam County, Nova Iorque, no dia 24 de Março de 1820. Seis semanas depois, perdeu a visão em decorrência de erro médico.

Provavelmente, Fanny Crosby foi a mais talentosa, brilhante e produtiva hinista de todos os tempos. Não obstante sua cegueira, causada por um médico incompetente, ela escreveu mais de 8.000 hinos!

Sobre sua deficiência visual ela comentou:

"Parece ter sido providência divina o fato de eu ter ficado cega toda minha vida, e eu agradeço a Deus por isso. Se me fosse oferecida visão terrena amanhã, eu não aceitaria. Talvez eu não cantasse hinos para louvar a Deus se eu ficasse distraída com as coisas belas e interessantes sobre mim."

Uma das forças que influenciam o mundo é, sem dúvidas, o escritor de cânticos e hinos. Tais pessoas possuem o dom de se aproximarem mais do coração das pessoas do que qualquer outra. Onde quer que se instale o cristianismo, as inúmeras melodias de Fanny Crosby irão trazer consolo e paz aos corações dos crentes enquanto viverem.

Aos quinze anos de idade Fanny ingressou numa Instituição para Cegos em Nova Iorque, onde recebeu uma boa educação. Tornou-se professora da Instituição em 1847 e continuou seu trabalho até o dia primeiro de Março de 1858. Lecionava gramática inglesa, retórica, história Romana e Americana. Foi o período de maior desenvolvimento da sua vida.

O ano de 1850 foi marcante na sua vida, pois foi o ano em que se converteu e se consagrou ao serviço do Senhor. Acontecia naquela época, cultos de reavivamento na Igreja Metodista local. Ela descreve que: “Alguns, iam todas as noites. Entretanto, mesmo buscando a paz, eu não podia encontrá-la”. Até que numa determinada noite, dia 20 de Novembro de 1850, eu me levantei e fui sozinha. Depois da oração, a igreja começou a cantar o consagrado hino do Dr. Isaac Watts:


Oh! Quão cego andei
e perdido vaguei,
Longe, longe do meu Salvador!
Mas do céu eis desceu,
O Seu sangue verteu,
E salvou este pobre pecador.
E quando chegaram à quarta estrofe, no verso que diz:
Que feliz foi então,
este meu coração,
Conhecendo a grandeza amor;


Eu me entreguei ao Salvador e senti minha alma inundada pela luz celestial. Saltei nos meus pés clamando:
"Aleluia".

.Durante sua vida, Fanny Crosby foi uma das pessoas mais conhecidas dos Estados Unidos. Até hoje, a maioria dos hinários americanos contêm suas obras.

.Em 1858, Fanny casou-se com um professor da Instituição de Cegos de Nova Iorque, o músico cego e compositor, Alexander Van Alstyne. A única filha que tiveram, chamada Frances, morreu quando ainda era criança. Seu casamento durou 44 anos, até o falecimento de Van, em 1902.

.A biografia de Fanny Crosby é muito extensa. Ao longo dos seus 95 anos de vida, existem obviamente, inúmeros acontecimentos e experiências que, sem dúvida preencheriam páginas e mais páginas de estórias fascinantes, suficientes para escrever um livro, dependendo de quem produz o texto.

Fanny Crosby faleceu no dia 11 de Fevereiro de 1915, em Bridgeport, Connecticut, onde se encontra enterrada. No seu túmulo está escrito:

“Aunt Fanny” e “Blessed assurance, Jesus is mine. Oh, what a foretaste of glory divine”.

(Tia Fanny) e (Bendita certeza, Jesus é meu. Oh, que antecipação de glória divina).

.

Pseudônimos:

Adrienne, Cora Alstyne, Fannie Jane Andrews, A. E. Apple, James Armstrong, Alice Atherton, Rose Bell, Carrie Bethune, Catherine Black, James Black, James L. Black, James M. Blair, Henrietta E. Booth, Florence Bruce, Charles Bruce, Robert Burns, Charles Carlston, Mary Carlton, Leah Church, Fannie Craddock, Eleanor Culyer, Lyman G. Dale, Ella Dayton, Flora D. D. D. D. R. Eliot, James Edmonds, Lizzie Edwards, Lizzie F. A. N. F. J. C. F. J. V. A. Fannie Fanny Forrest, Mrs. Edna Frances, Carrie Frances, Grace J. Frances, Lillian G. Frances, S. Trevor Frances, Victoria Garnet, Jenny Glen, Jenie Gould, Frank Grinley, Mrs. Kate G. W. W. Harmon, Ruth Hawthorn, Carrie Hope, Frances Hops, Frances James, Annie James, Mary James, Sarah J. F. O. J. W. W. Judson, Myra Lankton, Martha J. Lincoln, H. N. Lindsay, W. Robert L. L. A. Lowry, Minnie B. Marion, Maude Martin, S Martin, Sallie Martin, Sam Miller, Laura Montieth, A Montieth, Alice Park, Edna L. Prentice, Mrs. L.C. Smiling, Mrs. Kate Smith, Sallie A. Smith, Sallie E. Smith, Sally Smith, Sam Sterling, J. L. Sterling, Julia Sterling, Rian J. Sterling, Ryan Sterling, Victoria Stewart, Victoria Taylor, Ida Scott The Children’s Friend Tilden, Louise W. Tilden, Mary V., Jenny Van A., Mrs. Van Alstyne, Fannie Van Alstyne, Fannie Jane Van Alstyne, Mrs. Van Alstyne, Mrs. Alexander Viola Wallace, Zemira Wilson, Carrie Wilson, Mrs. C. M. ## [isso mesmo, muitas vezes ela usava estes símbolos no lugar nome!] ### ‘*’ ***

COMPOSITOR

Hubert Platt Main (1839-1925)

Nasceu no dia 17 de Agôsto de 1839 em Ridgefield, Connecticut. Faleceu no dia 7 de Outubro de 1925 em Newark, New Jersey.

Filho de Sylvester Main, Hubert frequentou escola de canto até 1854, quando foi para Nova Iorque onde trabalhou num tablóide, como mensageiro. Em Abril de 1855, trabalhou para uma empresa de pianos, chamada Brisow & Morse, também como mensageiro. No mesmo ano, auxiliou seu pai na publicação do hinário da Sunday School Lute, por Isaac Woodbury. Em 1867, Main foi chamado para assumir um cargo na editora de William Bradbury. Em razão da morte de Bradbury em 1868, foi criada a editora Biglow & Main, para substituir a empresa anterior. Além de editar, Main escreveu mais de 1000 peças musicais. Em 1891 ele vendeu sua coleção de mais de 3500 volumes para a Biblioteca Newberry de Chicago, Illinois, onde eram conhecidas como a Biblioteca de Main.

TRADUTOR

Henry Maxwell Wright (1849-1931)

Nascido em Lisboa, no dia 7 de Dezembro de 1849, optou pela cidadania britânica, pois era de descendência inglesa. Associou-se ao grupo chamado Baptistas Livres.

Filho de pais ingleses por alguns anos dedicou-se ao comércio. Depois de auxiliar o célebre pregador Moody em uma grande campanha de evangelização realizada em Londres, em 1874 e 1875, abandonou a próspera carreira comercial para dedicar-se à evangelização da Inglaterra e Escócia.

Esteve no Brasil quatro vezes: 1881, 1890-1891, 1893 e 1914. Na primeira vez a convite de J. L. F. Braga, crente brasileiro que morava na cidade do Porto. Por mais mais de 5 anos H. M. Wright foi um dos mais operosos servos de Deus entre os povos que falam a língua portuguesa. Não lhe escapou a Ilha da Madeira e o Arquipélago dos Açores. Wright achava que Deus o queria como missionário na China - exatamente como aconteceu a Gunnar Vingren - porém, iniciou o seu trabalho em Portugal ao verificar a falta de obreiros para pregar o Evangelho entre os que falam a Língua de Camões.

Esteve várias vezes nos Estados Unidos anunciando o Evangelho de Jesus entre as colônias portuguesas. No Brasil, experimentou a infelicidade de ser preso sob a acusação de inimigo da "religião oficial", pois era poderoso pregador e após as suas mensagens aconteciam muitas conversões.

Em 1905, Wright e sua esposa Ellen fixaram residência e sede de trabalho na cidade do Porto e construíram, na capital nortenha, o salão evangélico da A.C.M. - Associação Cristã da Mocidade.

H. M. Wright era possuidor de uma bela voz, pelo que não hesitava em cantar solo nas suas reuniões evangelísticas. Dizem até, que foi dele a iniciativa de cantar "corinhos" no Brasil, forma de música ainda entre nós no culto ao Senhor. Wright contribuiu grandemente para a hinologia nacional, pois foi o autor ou tradutor de cerca de 200 hinos entre os quais alguns "corinhos". O seu nome de autor aparece em livros de cânticos tais como "Salmos e Hinos", "In Memoriam", "Cantor Cristão", "Cânticos de Alegria", "Harpa Cristã" e diversos outros hinários.

Este pregador do Evangelho, cantor e hinólogo era uma figura respeitável, de estatura elevada, voz cheia e harmoniosa, maneiras afáveis, unção de Deus, pregador que lia os hinos antes de cantar de maneira muito expressiva, ressaltando o conteúdo do texto e tomando-o como tópico para o sermão. Distinguia-se no cântico dos hinos pela expressão que sabia dar à letra.

Wright está sepultado no Cemitério Britânico do Porto, em Portugal, pois faleceu nessa cidade, no dia 23 de Janeiro de 1931.

Letra : Fanny Crosby, 1879

Música: Hubert P. Main, 1880

Tradução: H.M.W.

AMPARO DIVINO
1
Com Tua mão, segura bem a minha,
Pois eu tão frágil sou, ó Salvador!
Que não me atrevo a dar jamais um só passo
Sem Teu amparo, Cristo, meu Senhor!

2
Com Tua mão, segura bem a minha,
E, pelo mundo, alegre seguirei:
Mesmo onde as sombras caem mais escuras
Teu rosto vendo, nada temerei.

3
E, no momento de transpor o rio,
Que Tu por mim quiseste atravessar,
Com Tua mão segura bem a minha,
E sobre a morte eu hei de triunfar.

4
Quando voltares esses céus descendo,
Segura bem a minha mão, Senhor,
Cristo Jesus, conduze me contigo,
Para onde eu goze Teu eterno amor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amparo Divino è uma letra que penetra na alma da gente..Estao de parabens por postar musicas gospel..Gostaria que postasse video aulas de musicas assim pois eu adoro aprender musicas de violao.Um grande abraço fica com Deus meu E-mail.denilvalb@ hotmail.com

Unknown disse...

Amparo Divino é um hino que me toca profundamente. Me recorda os tempos que frequentei a igreja presbiteriana. Anos felizes, numa igreja amorosa e fiel. Gostei muito de saber a origem do hino.
Parabéns pela iniciativa. Paz do Senhor.

gerson disse...

Tenho ,um salmos e hinos de 1957 em excelente estado para quem se interessar.
Tenho também exemplares novos do Salmos e hinos com musica,com letra ou cifrados.
Bem como diversos outros hinários:coros sacros,antemas celestes,melodias de vitoria,melodias do maranata e muitos outros.
Bem como biblias antigas ou esgotadas.
gersoneziom@yahoo.com.br
whatss 51 9 92878977