terça-feira, 4 de maio de 2010

"Santo! Santo! Santo!"





E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Is 6:3



Autoria: Reginald Heber (1783-1826)
John Bacchus Dykes (1823 -1876)


Reginald Heber nasceu em Malpas, Cheshire, Inglaterra, 21 de abril de 1783 com um patrimônio de riqueza e de cultura. Com a idade de cinco anos, ele tinha lido a Bíblia tão completamente que ele poderia dar capítulo e versículo para citações.
Sua infância foi: -"Distinguido pela doçura de disposição, obediência e confiança na providência de Deus que formou ao longo da vida uma característica proeminente em seu caráter ... Ele podia ler a Bíblia com fluência em cinco anos, e a avidez com que ele estudou, e lembrança maravilhosa do seu conteúdo, surpreendeu seus pais. Na verdade, a partir do momento que ele sabia ler, sua paixão por livros tornou-se insaciável "
Heber foi educado em Brasenose College, Oxford, ganhando muitos prêmios para ambos, poesia Latina e Inglesa, incluindo, em 1803, Carmen Seculare (do latim prêmio de Oxford), A Sense of Honor (o melhor ensaio Inglês, 1805), a Palestina, um poema recitado em os Theatre, Oxford, no ano MDCCCIII "(Prémio Inglês, 1803), Europa; Line sobre a guerra (1809) e A passagem do Mar Vermelho.
Palestina é um dos poemas prêmio que pouco sobreviveu. Christopher North chamou de "um vôo como a asa de um anjo sobre a Terra Santa." Heber lia-o em seus quartos de Oxford para uma jovem Walter Scott, que salientou que Heber tinha omitido uma circunstância notável na sua conta da construção do templo: que não há ferramentas foram utilizadas em sua construção. Heber, uma vez adicionado as linhas:
Nenhum martelo caiu, nenhum degrau eixos pesados, como alguns palma alto da tela místico arqueadas, o silêncio Majestic!
Em novembro de 1804, foi eleito como um companheiro no All Souls College, Oxford, e depois ele foi ordenado em 1807, tornou-se vigário da propriedade da família de Hodnet, Shropshire, onde serviu por 16 anos, e onde ele foi muito amado. Ele estava "ajoelhado, muitas vezes em sickbeds correndo o risco de sua vida, onde não havia conflito, o pacificador, onde havia quero, o doador-free".
Em 14 de abril de 1809, casou-se com Amelia Shipley na Paróquia de St. Mary's Church, Rhuddlan, Denbighshire, North Wales. Ela era a filha do Dr. William Davies Shipley, decano da Catedral de St. Asaph 1774-1826, ele havia se casado com a herdeira de Bodrhyddan em Rhuddlan e residiu ali.
Foi durante esses 16 anos que fez toda a sua escrita hino. Além disso, ele contribuiu freqüentemente trabalha para arevisão trimestral e teve diversos hinos publicado no Observer cristã, e editou as obras de Jeremy Taylor. Em 1812 ele publicou um pequeno volume de poesia e começou a trabalhar em um dicionário da Bíblia. Um homem de aprendizagem e de piedade, em 1815, foi nomeado Brampton professor em Oxford. Em 1817, Heber foi feita prebendary de St. Asaph e foi nomeado pregador da Lincoln's Inn em 1822.
Em 1823, depois de recusar duas vezes, ele relutantemente aceitou a nomeação como Bispo de Calcutá, que na época incluía toda a Índia, Ceilão e Austrália, velejando a 16 de Junho de 1823. Antes de sua partida para a Índia, Heber foi agraciado com o grau de DD, em Oxford.
"A freguesia de Hodnet verdadeira e profundamente triste por perder seu amado pastor, e ricos e pobres inscritos para lhe dar um presente de despedida, como um testemunho do seu amor e gratidão"
Durante o seu serviço, ele demonstrou que ele possuía grande julgamento e capacidade administrativa, bem como o entusiasmo e energia ilimitada. Ele era alegre e espirituoso, mas de piedade afetado profundamente. Após três anos de incessantes viagens e trabalho missionário intenso, Heber morreu de repente enquanto visitava Trichinopoly, Índia em 03 de abril de 1826 na idade de 42 anos de uma hemorragia cerebral, enquanto em sua banheira. Ele é enterrado em St. John's Church, Trichinopoly, Tamil Nadu, Índia (lado norte do altar). Diz-se que no dia em que morreu, batizados 42 pessoas. Por outra conta, ele sofreu um acidente vascular cerebral-sol depois de pregar contra os males do seu sistema de castas para uma grande multidão ao ar livre.
Durante seu tempo na Índia, ele ordenou o nativo primeiro pastor da Igreja Episcopal - Christian David. Não era até o ano depois de sua morte que ele saltou para a fama através de seus hinos, que foram reunidos e publicados sob o título de hinos escritos e adaptados ao serviço da Igreja semanal do ano, 1827.
Em 1828, dois anos após sua morte, um relato de uma viagem a Madras e as províncias do sul em 1826, e cartas escritas na Índia, foi publicado, intitulado Narrativa de uma viagem através das províncias do Alto da Índia, de Calcutá para Bombaim (1824-1825 ).
Ele tentou, em 1820, para proteger do Arcebispo Manners Sutton eo Bispo de Londres episcopal autorização oficial para o uso de seu manuscrito hinos na Igreja, mas se recusaram a concedê-la. Mas os cristãos do mundo inteiro tem feito o que os prelados da Igreja não faria. Seu autoria do nosso popular missionário hino mais - De gelada Groenlândia Montanhas , realizada pela primeira vez no Domingo de Pentecostes de 1819 - e seus primeiros e patética a morte como Bispo missionário da Índia, fizeram seu nome "como ungüento derramado" nos anais da moderna missões cristãs.
O hino fúnebre tocando, He Is Gone To The Grave , foi composta após a morte da primeira criança Heber, uma perda sentida intensamente. Após a morte de Heber, aquele que amava, deu-se a mesma tensão e escreveu:
Tu és ido ao túmulo! e enquanto as nações te lamentar
Quem bebeu tua boca o evangelho da paz;
Mas grato, ainda em seu coração deve empossar ti,
E jamais será o teu nome de sua memória cessar.

Tu és ido para a sepultura, mas o teu trabalho não pereça,
o trabalho que o espírito de sabedoria tem abençoado;
Seu poder deve apoiá-lo, Sua misericórdia carinho,
seu amor fazê-lo prosperar tho 'tu és em repouso

Fontes:
• Rev. Duncan Campbell, hinos e Hino Makers (London: A. & C. Black, Quarta Edição, 1908), citado textualmente por Louis C. Elson, ed., Modern Music and Musicians, Parte 2: Enciclopédia (New York: The Universidade Society, 1912)
• Christian Classics Ethereal Library
• O Cyberhymnal
• Site Dr. Chadwick do Ministério da Igreja
• Ir Britannia, o Seven Wonders , relativa à Campanário Wrexham
• Notes from a Hymnuts
• Marietta musical Larry Notas da manhã de domingo em Serviços FCCB, 30 de maio de 1999, relativa Heber
• Robert McCutchan Guy, Nossa Hymnody: Um Manual do Hinário Metodista . Segunda Edição. New York: Abingdon Press, 1937.
• Pitts Teologia da Biblioteca, da Emory University, Atlanta, GA para uma breve biografia de Reginald Heber
• St. Mary's Parish Church, Rhuddlan, Denbighshire, N. País de Gales, Vicar: The Reverend J Gareth Griffiths, para obter informações sobre o casamento de Reginaldo e Amelia (Shipley) Heber
• West Midlands Creative Coleção Literatura para uma breve biografia de Reginald Heber

http://www.hymnsandcarolsofchristmas.com/Hymns_and_Carols/Biographies/reginald_heber.htm
John Bacchus Dykes nasceu em Hull, Inglaterra, o quinto filho e terceiro filho de William Hey Diques e sua esposa Elizabeth Dykes (née Huntington), e um irmão mais novo do poeta e hymnist Eliza Alderson. Com a idade de 10 era o organista assistente na Igreja de St John's em Drypool, Hull, onde seu avô, o Rev. Thomas Dykes, foi vigário. Ele foi ensinado violino e piano. Ele estudou na Wakefield e Catharine's College St, Cambridge , ganhando um BA em clássicos em 1847, ele fundou a Sociedade Musical da Universidade de Cambridge. Ele foi ordenado sacerdote da Malton em 1847. Por um curto período, ele foi cónego da Catedral de Durham , em seguida, chantre (1849-1862). Em 1862 ele tornou-se vigário de St. Oswald , Durham, até sua morte em 1876.
Publicou numerosos sermões e artigos sobre religião, no entanto, ele é mais conhecido por mais de 300 músicas hino que compôs. Entre aqueles que ainda estão em ampla utilização são: Niceia, geralmente cantado para as palavras "Santo, santo, santo! Senhor Deus Todo-Poderoso!"; Wir Pflügen, harmonizadas por diques e geralmente cantado para as palavras" Nós arar os campos, e dispersão "(a tradução do hino alemão" pflügen Wir und wir streuen "pelo alemão do século XVIII, poeta tarde Matthias Claudius), Melita, cantado para as palavras "Pai Eterno, forte para Salvar" (também conhecido como" Para aqueles em perigo sobre o mar "de seu retorno última linha); Gerontius, cantado para as palavras" Louvor ao Santíssimo na altura "(retirado do Cardeal Newman s poema "O Sonho de Gerontius”); O Amor Perfeito e Dominus Regit Me, cantada as palavras "O Rei do amor é o meu pastor", uma das métricas muitas versões do Salmo 23.
Ao contrário de muitos clérigos influentes de seu tempo, Diques resolutamente manteve a igreja alta tradição para a consternação de seu bispo, e foi algo de uma figura renegado na Igreja vitoriana.
Diques morreu em Sussex em 52 anos, e é enterrado em St. Oswald's, Durham.
Ele foi extremamente influente nos hinos em seu tempo, mas isso tem diminuído nos últimos tempos, evidenciado pelo fato de que, enquanto Hymns Ancient and Modern Revised (1950) realizou 31 das suas músicas, a nova edição Standard do livro de mesmo hino (1983) utilizadas 15.
Referências
1. ^ Sadie, Stanley, ed. Novo Dicionário Grove de Música e Músicos, vol. 5, pp. 794-795 Macmillan Publishers Limited, 1980, ISBN 0-333-23111-2
2. ^ diques ou diques, John Bacchus de Venn, J. & JA, Alumni Cantabrigienses , Cambridge University Press , 10 vols, 1922-1958.
3. ^ JB Dykes Biografia
• Oxford Dictionary of National Biography
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Bacchus_Dykes

tradução alternativa Google tradutor + revisão



TRADUTOR
João Gomes da Rocha
(1861-1947)

Nasceu no Rio de Janeiro em 14 de Março de 1861, filho de Antônio Gomes da Rocha e de D. Maria do Carmo, portugueses. Foi adotado pelo Dr. Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, missionários ingleses, pioneiros no Brasil. Estudou medicina em Londres. Foi médico missionário na Inglaterra, Madagascar e África. O Dr. Rocha aproveitou-se de uma viajem que fez à América do Sul para visitar a família no Brasil e tornou-se membro da Igreja Evangélica Fluminense, fundada pelo casal Kalley.
O Dr. Rocha, que estudou música na Escócia, cooperou ativamente com D. Sarah após o falecimento do seu esposo, no preparo de algumas edições de Salmos e Hinos, o primeiro hinário evangélico brasileiro. Depois da morte de D. Sarah, continuou a obra. Preparou várias edições de hinário até 1919, quando dotou de valiosos índices a quarta edição com música. Ele também produziu numerosos hinos, entre traduções, adaptações e trabalhos originais, os quais se encontram em Salmos e Hinos de 1975, no Cantor Cristão de 1971, na Harpa Cristã e no Hinário Evangélico.

harpacrista-fragmentos.blogspot.com/.../hc047-rocha-eterna.html



LOUVOR AO TRINO DEUS
Santo! Santo! Santo! Deus onipotente
Cantam de manhã nossas vozes com ardor
Santo! Santo! Santo! Bom e verdadeiro
És Deus triúno, excelso Criador!

Santo! Santo! Santo! Todos os remidos
Junto com os anjos proclamam teu louvor
Antes de formar-se o firmamento e a terra
Eras, e sempre és, e hás de ser Senhor

Santo! Santo! Santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver tua glória sem tremor
Tu somente és santo; só tu és perfeito
Deus soberano, imenso em teu amor!

Santo! Santo! Santo! Deus onipotente
Tuas obras louvam teu nome com fervor
Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo
És Deus triuno, excelso Criador


Nenhum comentário: