quarta-feira, 21 de abril de 2010

OH! QUE BELOS HINOS





Este meu filho estava morto, e reviveu... Lc 15:24




Letra: William Orcutt Cushing (1823-1902)

Música: George Frederick Root (1820-1895)

William Orcutt Cushing nasceu em 1823, no Estado de Massachussets, EUA. Por mais de vinte anos pastoreou igrejas no Estado de Nova Iorque. Quando uma enfermindade lhe privou da voz em 1870, ele se aposentou. Começou, então, a escrever hinos. Mais de trezentos dos seus hinos foram musicados por músicos famosos do seu tempo: Sankey, Lowry, Root, e outros. Por longos anos os crentes brasileiros cantam "Oh! Que Belos Hinos" e outras afirmações de fé que este homem de Deus nos proporcionou. O Pastor Cushing faleceu em 1902, mas este homem que conseguiu transformar a provação em vitória continua a nos abençoar através dos seus hinos.

Ira David Sankey, conhecido hinista americano, diz em seu livro My Life and the Story of the Gospel Hymns (Minha Vida e a História dos Hinos Evangélicos):

"'Oh, que Belos Hinos!' (Soam os Sinos do Céu – no original em inglês), foi escrito", diz o autor, Sr. Cushing, " para ser usado com uma bela melodia que me fora enviado por George F. Root, intitulada, 'O Pequeno Mestiço'. Após receber a melodia, esta ficou em minha cabeça o dia todo, soando melodiosamente em sua doce cadência musical. Queria aprendê-la para usá-la na Escola Dominical e para outros propósitos cristãos também. Imaginei haver alegria no céu quando, os sinos no céu soando anunciam a volta de um pecador arrependido. Então as palavras 'Soam os Sinos do Céu' subitamente fluíram para a melodia que estava à espera. Foi uma bela e abençoada experiência e parece que os sinos ainda estão soando."

Uma meninazinha na Inglaterra, muito querida por seus pais, estava morrendo. Ela gostava muito de nossos cânticos, e sempre falava quanto os amava. Alguns dias antes de morrer disse à sua mãe:

-"Quando eu morrer, mamãe, peça as meninas da escola que entoem o cântico: 'Soam os Sinos do Céu'".

Meia hora antes de sua morte ela exclamou:

-"Oh, mamãe, ouça os sinos dos céus! Como tocam belissimamente!"

George Frederick Root (30 de agosto de 1820 - 6 de agosto 1895) foi um compositor americano, que encontrou a fama particular durante a Guerra Civil Americana.

Ele nasceu em Sheffield, Massachusetts , e foi nomeado após o alemão britânico nascido compositor George Frideric Handel . Root deixou sua comunidade agrícola para Boston em 18 de flauta na mão, que pretendem ingressar em uma orquestra. Ele trabalhou por um tempo como organista da igreja de Boston, e em 1844 como professor de música em menina em uma escola de Nova York . Em 1850, ele conseguiu fazer uma visita de estudo de música da Europa, permanecendo em Viena, Paris e Londres. Voltou a ensinar música em Boston, Massachusetts como um associado de Lowell Mason, e depois de Bangor, no Maine , onde foi diretor do Penobscot Associação Musical e presidiu sua convenção no Norumbega Hall em 1856. Root passaria a maior parte de sua carreira (quando não está escrevendo, ou ajudando a gerir a sua editora), viajando e ensinando no Instituto Musical que mudar de cidade para cidade. Ele aplicou uma versão do ensinamento de Pestalozzi (embora incompreendido por ambos Raiz e Mason) e foi instrumental no desenvolvimento de meados e final do século 19 educação musical americana. Ele era um seguidor dos ensinamentos de Emanuel Swedenborg.

Em seu retorno da Europa Raiz começou a compor e publicar sentimental canções populares, um número que alcançou a fama como-partituras. Hazel Dell , Rosalie a Flor Prairie , há música no ar e outros foram, de acordo com seu New York Times obituário, conhecido em todo do país no período de antes da guerra. Root optaram por empregar um pseudônimo George Wurzel (alemão para Root) para capitalizar sobre a popularidade dos compositores alemães durante a década de 1850. Além de suas canções populares, ele também compôs canções gospel na veia Ira Sankey, e recolhidos e volumes editada da música coral para cantar as escolas, escolas dominicais, coros de igreja e institutos musicais. Ele também compôs o sagrado eo secular cantatas diferentes, incluindo o popular A haymakers em 1854. Raiz de cantatas eram populares nos dois lados do Atlântico ao longo do século 19.

Com base no seu talento para a escrita, música, Raiz mudou-se para Chicago, Illinois em 1859 para trabalhar para seu irmão, editora de música de raiz e Cady . Ele tornou-se particularmente bem sucedida durante a Guerra Civil Americana , como o compositor das músicas marciais, comoTramp! Vagabundo! Vagabundo! (O Prisioneiro da Esperança), pouco antes da batalha, a Mãe , e o grito de batalha da liberdade . Ele escreveu a primeira canção sobre a guerra, a primeira arma é disparada , apenas dois dias após o início do conflito com o bombardeamento de Fort Sumter . Ele finalmente tinha menos 35 em tempo de guerra "hits", variando em tom belicoso do que o etéreo. Suas músicas foram tocadas e cantadas, tanto a casa da frente e da frente real. Vagabundo, Vagabundo, Vagabundo tornou-se popular na marcha das tropas, e Battle Cry da Liberdade tornou-se conhecido ainda na Inglaterra.

Root foi agraciado com o grau de Doutor Musical pela primeira Universidade de Chicago em 1872. Ele morreu em sua casa de verão em Bailey Island , Maine , na idade de 75 anos.

Root foi introduzido no Hall da fama dos compositores em 1970.

Vagabundo, Vagabundo, Vagabundo os meninos estão marchando desde a música para mais tarde (e em última análise, mais conhecida) Jesus ama as criancinhas, com letra de C. Herbert Woolston.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista

en.wikipedia.org/wiki/George_Frederick_Root


OH! QUE BELOS HINOS



Oh! Que belos hinos cantam lá no céu
É que o pródigo ao seu lar voltou
Vede o pai celeste prestes a abraçar
Esse filho que ele tanto amou!

Glória! Glória! Os anjos cantam lá
Glória! Glória! As harpas tocam já
É o santo coro dando glória a Deus
Por mais um remido entrar nos céu

Oh! Que belos hinos cantam lá nos céus
É qua já se reconciliou
A alma rebeladas que, rendida a Deus
Renascida, para o lar voltou!

Este arrependido, vinde festejar
Como os anjos fazem com fervor
Ide, pois, alegres, ide anunciai
Que se resgatou um pecador.



Nenhum comentário: